domingo, 8 de novembro de 2009

Ameaças à biodiversidade (Hotspots - Conservação dos pontos mais importantes da Biodiversidade)

Definições
Biodiversidade ou Diversidade Biológica: é a diversidade da natureza viva. Refere-se à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos macroscópicos e de microrganismos.

Flora: é o conjunto de plantas (geralmente, apenas as plantas verdes) características de uma região. É possível elaborar uma flora de géneros, famílias ou, mais normalmente, espécies botânicas de um determinado local ou região.

Fauna: é o termo colectivo para a vida animal de uma determinada região ou período de tempo.

Biota: é o conjunto de seres vivos de um ecossistema, o que inclui a flora, a fauna, os fungos e outros grupos organismos. A biota da Terra abrange a biosfera.

Ecossistema: designa o conjunto formado por todos os factores bióticos e abióticos que actuam simultaneamente sobre determinada região. Considerando como factores bióticos as diversas populações de animais, plantas e bactérias e os abióticos os factores externos como a água, o sol, o solo, o gelo, o vento. Todos os ecossistemas do mundo formam a Biosfera

Conceito de Hotspot
O conceito Hotspot foi criado em 1988 pelo ecólogo (profissional dedicado ao estudo da ecologia) inglês Norman Myers para resolver um dos maiores dilemas dos conservacionistas. Quais as áreas mais importantes para preservar a biodiversidade na Terra.

HOTSPOTS NO MUNDO
Actualmente existem 34 Hotspots ambientais espalhados pelo Mundo.
Dois na AMÉRICA DO NORTE, dois na AMÉRICA CENTRAL, cinco na AMÉRICA DO SUL, oito em ÁFRICA, um na ÁFRICA E EUROPA, um na EUROPA, seis na ÁSIA, um na ÁSIA E OCEANIA e sete na OCEANIA.

HotSpot, dos Andes Tropicais
É região mais rica e diversificada sobre a Terra, a região tropical dos Andes contém cerca de um sexto de toda a vida vegetal, em menos de 1 por cento da área terrestre. Uma das espécies de plantas mais original é um bromelilad Andina que necessitam de 100 anos para amadurecer.
O ameaçado papagaio-amarelo, Lagothrix flavicauda e urso de óculos são espécies endémicas dos Andes Tropicais.
Tem a maior variedade de anfíbios do mundo, com 664 espécies distintas. Infelizmente, quase 450 espécies de anfíbios, fazem parte da Lista Vermelha da IUCN (International Union for Conservation of Nature) de 2004.
A região está a enfrentar uma variedade de ameaças, de extracção de minerais, abate de árvores, exploração de petróleo e as plantações de narcóticos.
As florestas tropicais estão sob pressão crescente de espécies invasoras como o sapo-boi americano e gramíneas para pastagem do gado.

Sinais Vitais
Hotspot Original Extent (km 2) 1.542.644
Hotspot Vegetation Remaining (km 2) 385.661
Endemic Plant Species 15.000
Endemic Threatened Birds 110
Endemic Threatened Mammals 14
Endemic Threatened Amphibians 363
Extinct Species† 2
Human Population Density (people/km 2) 37
Area Protected (km 2) 246.871
Area Protected (km 2) in Categories I-IV* 121.650
†Recorded extinctions since 1500. *Categories I-IV afford higher levels of protection.

Conclusão
Em vésperas de 2010, Ano Internacional da Biodiversidade, existe muito para decidir e preservar.
É tempo de acelerar a defesa da biodiversidade, pois a extinção massiva das espécies do nosso planeta é uma realidade.
Como diz Sir David Attenboroug, “temos pouco tempo para salvar muita da nossa biodiversidade”.

Fontes:

3 comentários:

N Melo disse...

Olá, Jorge!

A preservação da biodiversidade nos hotspots é muito importante, pois é nestes locais que está a maior parte das espécies do planeta (o Brasil possui 20% da biodiversidade mundial!).

Entretanto, eu particularmente tenho receio de que o crescente empenho em conservar os hotspots passe a significar negligência na conservação das demais áreas do globo...

Beijinhos.

JSaldanha disse...

Olá Natália

Os Hotspots, são muito importantes para as espécies endémicas.
Neste momento são 34 Hotspots, mas estou convencido que serão criados mais e assim formar um Hotspot Global.

Afinal “ajudamos tanto o estado”, com o pagamento dos nossos impostos, que este deveria ser mais amigo da biodiversiade.

“O Relógio do Juízo Final" foi adiantado em 2007 por causa de crise nuclear e climática
São 11:55, ou seja estamos a cinco minutos de salvar o Planeta Terra.

http://www.thebulletin.org/

JSaldanha

Luis Rodrigues disse...

Não nos basta compreender a natureza do Homem, é preciso compreender a natureza da Natureza…os Hotspots podem ser uma boa contribuição.

Luis Rodrigues