sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Conservação e restabelecimento da biodiversidade

Polémica em Portugal
A Quercus considera que a Estratégia Nacional da Conservação da Natureza e da Biodiversidade está no mau caminho … a proposta de relatório revela a incapacidade dos sucessivos Governos nesta área.

Na EU
A Comissão elaborou um plano de acção destinado a preservar a biodiversidade e a estancar a perda de biodiversidade no interior das fronteiras da União Europeia (UE) e a nível internacional.
Planos da EU
- Plano de acção que prevê a preservação dos principais habitats e espécies da União Europeia;
- Plano de acção que visa preservar e restabelecer a biodiversidade e os serviços ecossistémicos nas zonas rurais da UE não protegidas;
- Plano de acção para a preservação e o restabelecimento da biodiversidade e dos serviços ecossistémicos no ambiente marinho não protegido da EU;
- Plano de reforço da compatibilidade do desenvolvimento regional e territorial com a biodiversidade na União Europeia
- Plano de acção para uma redução substancial dos efeitos das espécies alóctones invasivas e dos genótipos exóticos na biodiversidade da União Europeia.
http://europa.eu/legislation_summaries/maritime_affairs_and_fisheries/fisheries_resources_and_environment/l28176_pt.htm

TDR (Transferência de Direitos de Desenvolvimento)
A TDR  surgiu na década de 1980 como opção de financiamento pelo mercado da protecção a áreas prioritárias à conservação, sem interferência sobre os direitos de propriedade legalmente estabelecidos.
Agentes económicos podem compensar financeiramente os proprietários de áreas em que a sociedade / governo desejam impor limites ao uso da terra (LAWRENCE, 1998; CORDERO, 2003).
A TDR é uma forma de minimizar o custo de oportunidade da protecção de uma área, principalmente em relação à actividade económica rural (CHOMITZ, 2004).

CBD (Convénio sobre a Diversidade Biológica)
Para Ahmed Djoghlaf, secretário-executivo do CBD, é fundamental o diálogo entre os países ricos em tecnologia e recursos financeiros e os que possuem maior biodiversidade
Todos os cientistas reconhecem que o ritmo de perda de espécies é maior hoje do que em qualquer outro momento da historia. Mas, existem forças que tentam travar e corrigir estes danos.
Ahmed Djoghla, pretende tirar o maior proveito do Ano Internacional da Biodiversidade, em 2010, e das reuniões internacionais prévias à X Conferência das Partes do Convénio sobre a Diversidade Biológica (COP10), que acontecerá em Outubro do próximo ano na cidade japonesa de Nagóia.
(Adaptação de um texto de Miren Gutiérrez,
http://www.sunnet.com.br/home/Noticias/Biodiversidade-Dialogo-e-essencial.html)

Convenção de Ramsar
A Convenção de Ramsar ou Convenção das Terras Húmidas é um tratado intergovernamental cuja missão é a conservação e uso correcto das terras húmidas através da acção nacional e cooperação internacional como meio de se alcançar o desenvolvimento sustentável em todo mundo.

Uma exemplo de ajuda à conservação da biodiversidade
A Coca-Cola apoia projecto da WWF, for a living planet, na Ribeira do Vascão.
Na encosta da Ribeira do Vascão, em pleno Parque Natural do Vale do Guadiana, Mértola, a organização global de conservação da natureza WWF (World Wide Fund for Nature), em parceria com a Coca-Cola Portugal, está a restaurar o que o fogo consumiu. A biodiversidade local foi colocada em risco quando, em 2004, incêndios consumiram uma vasta área de mato, habitat de espécies como a águia de bonelli, o bufo real e o lince ibérico, entre outras espécies.
http://assets.panda.org/downloads/pr_2009_02_10_2.pdf

Para terminar deixo um parágrafo que pretende lembrar algo que tem de ser lembrado e que pretende fazer entender que devemos defender com muita intensidade, os Valores Universais da Biodiversidade.
Meia-noite do dia 3 de Dezembro de 1984, Bhopal na Índia, as pessoas morrem por asfixia devido a acção de um tóxico libertado pela fábrica de pesticidas local. Passados (quase) 25 anos, continuam na fábrica desactivada, cerca de 390 Toneladas de produtos químicos, prestes a provocar outra agressão à biodiversidade.
http://www.vivaitabira.com.br/viva-colunas/index.php?IdColuna=339

Sem comentários: