quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Plataforma petrolífera no Mar de Timor arde há dois dias ...

"O incêndio começou quando se tentava travar uma fuga de crude que durava há dois meses.

Uma plataforma de petróleo no Mar de Timor está a arder pelo segundo dia consecutivo e o incêndio está fora de controlo. O fogo começou durante uma operação para travar um derrame de petróleo que ameaçava provocar um desastre ecológico de grande monta, de acordo com as autoridades australianas.
A estrutura pertence à companhia PTTEP e localiza-se na jazida de West Triton. Vários navios tentam aproximar-se das instalações, mas não conseguem ir além das duas milhas náuticas, por causa do fumo e do calor intenso.
De acordo com o ministro australiano de Energia e Recursos, Martín Ferguson, em declarações à rádio ABC, citado pela edição online do jornal «Folha de São Paulo», o principal objectivo das autoridades é agora extinguir o fogo, para depois tentar conter o derramamento de petróleo.
A fuga de crude, que o governo australiano quer agora investigar, começou há mais de dois meses. Estima-se que 400 barris de petróleo sejam lançados ao mar todos os dias, desde 21 de Agosto."
Fonte:http://www.tvi24.iol.pt/ambiente/petroleo-timor-mar-de-timor-incendio-fogo-tvi24/1100010-4070.html

Comentando: Estes eventos ambientais são mesmo trágicos, pois não são só os seres humanos que são afectados, mas os outros seres vivos da biosfera. Se conseguíssemos traduzir os seus sentimentos, estes seriem de dor, pesadelo, medo e luta pela sobrevivência. A morte é atroz pois tanto pode ser por hipotermia, afogamento asfixia e fome
O derrame teve uma acção continuada o que leva a concluir que a ignição foi a mitigação mais fácil para a solução desta catástrofe ambiental.
Mais uma vez a biodiversidade foi afectada e tudo que se pedia era uma intervenção imediata quando aconteceu o primeiro derrame.
Agora já não é um impacto local, mas sim um impacto global, pois os tóxicos libertados pela queima dos hidrocarbonetos (84% de Carbono e 14% de Hidrogénio) vão entrar no ciclo atmosférico e contribuir para o efeito de estufa.
As marés negras estendem-se desde Timor até à Indonésia e podem atingir a Austrália.

Ultima actualização em: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/11/02/mancha+de+vazamento+de+oleo+no+mar+de+timor+alcanca+a+indonesia+9000911.html

Sem comentários: