sábado, 7 de novembro de 2009

Lembrar Chernobyl

Cronologia
No início da madrugada do dia 26 de Abril de 1986, aproveitando um desligar de rotina, procederam-se à realização de alguns testes para observar o funcionamento do reactor a baixa energia. Os técnicos encarregados desses testes não seguiram as normas de segurança e pelo fato de o moderador de neutrões ser à base de grafite, o reactor poderia apresentar instabilidade num curto período de tempo, o que acabou por acontecer. As pessoas foram alertadas 30 horas depois do acidente, até então, tudo havia sido mantido em segredo.

Medidas
Uma espécie de "caixão" de betão, aço e chumbo foi construída sobre o reactor que explodiu a fim de isolar o material radioactivo que ali se concentra. O combustível nuclear chega a 200 toneladas de núcleo do reactor e uma espécie de magma radioactivo. O acidente fez com que fosse questionado o uso da energia nuclear. Em alguns países reduziram-se e outros quase extinguiram os seus projectos.
Nos territórios contaminados, foram retiradas aproximadamente 200 mil m² de granito; 2500 km de estradas foram asfaltados e alguns vilarejos foram destruídos e soterrados. Mesmo assim, não foi possível a reocupação de todas as áreas que foram contaminadas. (Pivovarov & Mikhalev 2004) 5 milhões de hectares de terras foram inutilizados, e houve contaminação significativa de florestas.
Apenas 5 trabalhadores da central sobreviveram ao acidente, sendo que alguns estão vivos até hoje. O acidente de Chernobyl teve 100 vezes mais radiação do que a bomba atómica de Hiroshima no Japão, após a Segunda Guerra Mundial.
Fonte: Wikipédia

O link supramencionado descreve em fotografias o que é hoje, Chernobyl, a sua biodiversidade limitou-se a plantas e árvores.
O mundo vegetal tenta esconder o que se passou, mas a radiação vai de 0,049 até 1,451 milisieverts (a atividade de uma fonte radioativa é medida em Sievert (Sv) e o seu sub-múltiplo é o milisievert (mSv)).

Para comparar
Exposição Anual (média em milisieverts) à Radiação nos Estados Unidos
Fontes naturais 0,82
Procedimentos médicos (radiografias) 0,77
Radioatividade devida a testes de armamentos nucleares de 0,04 a 0,05
Indústria nuclear 0,01
Pesquisa 0,01
Produtos de consumo de 0,03 a 0,04
Viagens de avião 0,005
Transporte de materiais de radioterapia 0,0001
Outros 0,15
TOTAL 1,84 milisieverts

Em estudos realizados, as baratas são os seres vivos mais resistentes à radiação. Será que esta é solução para um super-homem, genes com a capacidade de nos tornarem resistentes à radiação!


http://forum.outerspace.terra.com.br/showthread.php?t=84424

Sem comentários: